sexta-feira, 10 de maio de 2019

Aula 11- Continuação da aula anterior

Aula 10/05/2019

Exercício. Continuação da criação de uma lamparina no programa 3ds Max 


Nesta aula retomamos o exercício de modelação da lamparina em 3ds Max, começando pelo globo de vidro feito a partir de diferentes linhas, acendo a este comando a partir do menu CREATE, CHAPES. Deste modo aprendemos a moldar as linhas do nosso desenho, ajustando e alinhando a forma como desejado. Para o globo de vidro ficar com uma forma arredonda recorremos a SELECTION e carregamos na imagem correspondente aos vértices selecionando estes. Através do botão direito do rato escolhemos a opção BEZIER E SMOOTH, ajustando a deformação da linha.

Em seguida, fomos a MODIFY, MODIFIER LIST, LATHE e movemos o eixo do centro dde modo a corrigir a forma da superfície.


Criámos um cenário à volta da lamparina, através de 3 planos adjacentes ao objeto compostos por paredes, pavimento e ima mesa de apoio ao objeto, com o objetivo de simular um espaço arquitetónico. Para estes diferentes planos mais as pernas da mesa utilizamos o comando BOX e no menu MODIFY, PARAMETERS ajustamos as suas dimensões. Para copiar as pernas da mesa selecionamos a opção CLONE.


Em seguida, exploramos os materiais e as suas diferentes propriedades. Acrescentamos diferentes texturas aos objetos através de MATERIAL EDITOR, alterando o modo para COMPACT MATERIAL EDITOR. Selecionamos uma amostra e alteramos as suas definições para ficar semelhante ao material do depósito de uma lamparina. Modificamos a sua cor em AMBIENT e em GLOSSINESS para alterar o brilho do material. Desta forma, o nosso espaço ganha forma e textura, aproximando-se da realidade. Fazemos o mesmo para o material do botão de regulação e para o globo de vidro, sendo que no último alteramos a opacidade para 15%.



Para o tampo e pernas da mesa que decidimos ser de madeira, recorremos a imagens da internet de texturas de madeira e introduzimos as mesmas em MAPS, DIFFUSE COLOR. 


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