sexta-feira, 3 de maio de 2019

Aula 10 - Introdução ao programa 3ds Max

Aula 3/05/2019

Exercício. Criação de um objeto no programa 3ds Max 


Nesta aula deu-se inicio à aprendizagem e exploração do programa 3DMax, sendo um dos conteúdos do programa da disciplina de Modelação. O professor sugeriu que desenhássemos um objeto, para introduzir as ferramentas do programa. Começamos por abrir o programa e perceber que a interface já definida é constituída por quatro vistas. A esquerda, encontra-se um dos principais menus de comandos que iremos utilizar, o SCENE EXPLORER, que tem também como função controlar o que se vê nas várias vistas. A direita temos o COMMAND PANEL, onde se encontram os menus CREATE e MODIFY, cuja função é criar e modificar formas tridimensionais

O primeiro objeto a criar foi uma lamparina, sendo a primeira experiência feita em aula no programa. O primeiro passo foi definir um cilindro através do COMMAND PANEL, STANDARD PRIMITIVES, CYLINDER. De seguida esboçamos um circulo próximo da base do cilindro, servindo como forma auxiliar para seccionar o objeto. Desta maneira, aprendemos as ferramentas necessárias para o seccionamento de uma forma.



Para fazer a reentrância no cilindro, selecionamos este e no meno CREATE, COMPOUND OBJECTS, BOOLEAN. Selecionamos o  SUBTRACT e o volume do toro foi retirado ao do cilindro.

Arrendondamos a parte superior do cilindro e para tal fomos ao menu MODIFY, LIST, TAPER (afunilamento). Desta maneira desenhamos uma box envolvente ao cilindro, e com o menu MODIFY, arredondamos os cantos da forma, alterando os  valores dos parâmetros. 



De seguida desenhamos o botão de regulação da chama da lamparina através de dois cilindros e unimos ambas as formas em CREATE, COMPOUND OBJECTS, BOOLEAN, UNION. Posicionamos a peça no local pretendido.

Esboçamos a forma da chama da lamparina apartir de um cilindro que foi devidamente modificado para obter a forma pretendida, através do menu MODIFY, MODIFIER LIST, STRETCH para arredondar o cilindro e MODIFY, MODIFIER LIST, NOISE para a distorção da forma.











Sem comentários:

Enviar um comentário