terça-feira, 26 de março de 2019

Aula 6 - Superfícies curvas

Aula 26/03/2019

Exercício 3 - Construção de um paraboloide 


Nesta aula iremos construir um paraboloide definido por 4 linhas. Para tal iniciamos este exercício com a utilização do comando BOX, (Box; 10,10; @10,10,10), para a construção de um cubo com 10 de lado, onde estará inscrita a figura. Em seguida ligamos as diagonais de cada face do cubo através do comando LINE. Esta seria a base para desenhar uma parábola. 






Para a criação da parábola, utilizamos o comando EDGESURF, selecionando as diagonais das faces anteriormente feitas. Com o comando SURFTAB, criamos um maior número de elementos e alteramos de 6 para 20 em surftab1 e surftab 2.




Através do comando THICKNESS, inserimos a espessura de 0.5 e com o comando SHADE podemos atribuir uma cor ao objeto. 



Para a criação da segunda figura, repetimos os passos anteriores, mas agora com as diagonais de 3 cubos, obtendo uma superfície parabólica mais complexa. Iremos ligar cada vértice, tal como fizemos no primeiro, e de seguida usamos o comando EDGESURF, selecionando três linhas de cada vez.



Para a terceira figura, aprendemos como usar o comando HELIX, para a realização de uma forma estilo Guggenheim. Selecionamos um ponto para o centro, à nossa escolha, e com raio 10 para a espiral. Digitamos T, Terms, para alterar o número de circunferências (alterei para 4).  Ao colocarmos uma circunferência rebatida na sua extremidade, através do comando 3DROTATE, e com o comando EXTRUDE, selecionamos a opção "PATH", é possível a construção de uma espiral tridimensional, pois irá conferir espessura à figura. Desta forma iremos extrudir a circunferência ao longo da hélice. 







De seguida, demos continuidade à experiência com o comando HELIX, e criamos uma nova figura. Desta vez com um raio maior à cota mais alta, criamos uma rampa em forma de hélice. Para tal, desenhamos a secção de uma rampa e esta foi colocada na ponta da hélice com cota mais alta. Repetimos o processo anterior com o comando EXTRUDE e a opção PATH e obtemos a rampa.




Sem comentários:

Enviar um comentário